A psicanálise é uma arte que investiga e compreende o inconsciente para tratar psiconeuroses que acometem a TODOS os seres humanos. Cabe ao psicanalista ajudar no desenvolvimento e na grande jornada de uma pessoa em busca de sua melhora significativa de bem estar e felicidade. Para Freud, "a psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor".
A psicanálise surgiu em 1890 com os estudos do médico Sigmund Freud e vem recebendo contribuições importantes de outros psicanalistas ao longo dos anos como Sándor Firenczi, Melanie Klein, Donald W. Winnicott, Wilfred Bion, Jacques Lacan, entre outros. A psicanálise completou mais de um século como a ciência do inconsciente, adotando um método de pesquisa acumulativo e progressivo. O objetivo da terapia da psicanálise é liberar emoções e experiências reprimidas, ou seja, trazer o inconsciente ao consciente.
Contardo Calligaris para Folha de São Paulo diz que a psicanálise "serve para diminuir ao mínimo possível o sofrimento neurótico e o sofrimento banal, ou seja, reduzi-los ao que é totalmente inevitável; serve para tentar reorientar ou desorientar a vida da gente - desorientar é uma maneira de orientar! Enfim, serve para tornar a experiência cotidiana muito mais interessante. Pensado bem, quase tudo se inclui nessas três coisas".
A psicanálise é uma terapia para todos, pois todos, invariavelmente, trazemos em nós conteúdos reprimidos em nosso inconsciente, que nos faz sofrer, muito ou pouco. Nesse mundo de pós modernidade a psicanálise contribui para o desenvolvimento da personalidade e proporciona condições de bem-estar mental!